60% das pessoas que marcam exames e consultas em Centro de Especialidades não comparecem, diz prefeitura

medicina

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) oferece, através do Centro de Especialidades Médicas (CEM), exames laboratoriais e de imagens, como raio x, mamografia, ultrassonografia de abdome total, transvaginal, pélvica, próstata e vias urinárias.

O local também é referência municipal em tratamento de hanseníase e tuberculose.

O CEM atende ainda 15 tipos diferentes de especialidades médicas: alergologista, oftalmologia, cardiologia e ortopedia.

Mas, apesar de tudo isso, dados divulgados nesta terça-feira (24), pela Semusa, mostram que cerca de 60% dos pacientes agendados para exames ou consultas não comparecem e nem desmarcam o agendamento.

Nesta segunda-feira (23), quinze pacientes estavam agendados com o médico cardiologista do Centro, mas, segundo dados oficiais, apenas cinco compareceram. O mesmo aconteceu com as especialidades de ortopedia – de 15 agendamentos, apenas 11 pessoas foram se consultar e na oftalmologia estavam marcadas 15 consultas, porém somente oito estiveram no CEM.

As ausências ocorrem principalmente, segundo o Departamento de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Drac), devido a falta de atualização dos números de telefone.

“Muitas vezes o técnico responsável por ligar para o paciente confirmando a consulta não consegue mais encontrá-lo no telefone fornecido. Por isso, pedimos que as pessoas que aguardam consultas para atualizarem os dados nas unidades básicas de saúde”, explicou Leila Jacob, diretora do Drac.

De acordo com ela, o não comparecimento na data marcada acaba prejudicando outros pacientes que estão na lista de espera por consultas, como foi o caso da aposentada Darcy Gonçalves de 74 anos, que aguardava na fila há três meses.

“Se essas pessoas tivessem avisado que não iriam comparecer no dia agendado, eu teria conseguido me consultar antes”, declarou a paciente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s