4 eventos astronômicos em apenas uma noite

Você já deve estar saber que no dia 27, próxima sexta-feira, um eclipse lunar irá acontecer e será visível em praticamente todo o Brasil.

Mas o que o você provavelmente não ficou sabendo é que na mesma noite do eclipse, mais três fenômenos astronômicos acontecerão para um espetáculo.

O mais legal de tudo é que todos eles serão visíveis em todo o território nacional.

Abaixo veja informações sobre cada um deles:

O eclipse lunar

O eclipse já incia com a Lua eclipsada nascendo no horizonte, será visível total em alguns estados brasileiros e parcial em outros. Mas uma coisa é certa, o horário de observação é a partir do nascer da Lua. Esse será o primeiro evento astronômico da noite, inciando por volta das 17h30min na região nordeste do país, local onde será o melhor para ver o fenômeno.

Apesar de ser visível em todo o território brasileiro, o eclipse poderá ser melhor visualizado para quem mora nas regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

Quem vive no Centro-Oeste e Oeste do país visualizará o eclipse quase no final. Por ser um evento que terá seu pico quando a Lua estiver baixa no céu, é interessante que você tenha uma boa visada para o horizonte na direção leste.

Nas melhores regiões para observar, o evento durará mais de uma hora no céu, terminando por volta das 19h 15 min.

A oposição de Marte

Marte chegará ao ponto mais próximo com a Terra, a 35 milhões de quilômetros. Isso fará com que o planeta aumente seu brilho consideravelmente. Vencerá até Sirius, a estrela mais brilhante no céu noturno e terá quase o dobro da magnitude, passando os -2,6 na escala.

Quando falamos de magnitude, quanto menor o número, mais brilhante o objeto é. Sirius possui uma magnitude de -1,4.

Com a face virada 100% para a Terra, isso ajudará muito na quantidade de luz refletida pelo planeta, o que atinge diretamente no brilho que vemos aqui na Terra.

A oposição de Marte acontece a cada dois anos – o último foi em maio de 2016. Mas este ano é especial porque dentro de algumas semanas da oposição, o planeta vermelho também atingirá seu ponto mais próximo do Sol em sua órbita, um ponto chamado o periélio.

A oposição periélica ocorre apenas uma vez a cada 15 a 17 anos, quando as órbitas da Terra e de Marte se alinham para aproximar os dois planetas.

A conjunção planetária

Como se já não bastasse a Lua eclipsada e Marte brilhante intensamente, os dois astros estarão juntinhos do começo ao fim da noite, a astronomia dá a essa união o nome de conjunção.

Uma conjunção na astronomia refere-se quando dois astros estão próximos um do outro para quem está observando na Terra, afinal, no dia Marte estará a 35 milhões de quilômetros de distância e a Lua a cerca de 380 mil quilômetros de nós.

Você não precisa de nenhum equipamento astronômico para observar. O fenômeno pode ser visto até mesmo a olho nu, e é realmente interessante você olhar sem nada mesmo, pois a configuração no céu pode ser melhor apreciada assim.

Chuva de meteoros

O relógio bate meia noite, do dia 27 para 28, e começa a Chuva de Meteoros Delta Aquáridas do Sul. O fenômeno acontece quando a Terra passa por uma nuvem de detritos deixados por uma cometa ou asteroide, e eles acabam sendo atraídos para o nosso planeta e entram na atmosfera a velocidades altíssimas e queimam, produzindo lindos rastros luminosos que vemos a noite.

Essa chuva é visível na Constelação de Aquário e o ideal é você estar localizado em um lugar sem poluição luminosa para ter uma melhor observação.

A constelação nasce na direção leste, ficando pouco abaixo de Marte durante toda a noite. É necessário também ter paciência porque os meteoros podem demorar para aparecerem e podem ser muito rápidos, onde um simples picar de olhos faz você perder um.

Por essa e outras possibilidades não deixe de observar no céu noturno na próxima sexta-feira, 27.

 

 

 

 

 

Fonte: Alexsandro Mota – Mistérios do Espaço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s