Bolsonaro segue crescendo e vai a 35%, mostra Datafolha

jair-bolsonaro-tiro

fonte: DW Brasil

O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) manteve a trajetória de crescimento das últimas sondagens e alcançou 35% das intenções de voto em nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (04/10), figurando como líder da corrida a três dias das eleições.

Isso significa que o capitão reformado cresceu três pontos percentuais em relação à sondagem anterior do instituto, de 2 de outubro, quando contava com 32% das intenções.

Isolado em segundo lugar aparece o candidato Fernando Haddad (PT), que por sua vez ganhou um ponto percentual e foi a 22%. Se as projeções se refletirem nas urnas no próximo domingo, Bolsonaro e o petista seguem para o segundo turno de 28 de outubro.

Os números se referem aos votos totais alcançados na pesquisa, incluindo os brancos e nulos. Por outro lado, se forem considerados somente os votos válidos, o presidenciável do PSL aparece com 39% das intenções, contra 25% de Haddad.

Seguem no ranking ao Planalto Ciro Gomes (PDT), que manteve seus 11% das pesquisas anteriores (em votos totais), e Geraldo Alckmin (PSDB), que segue uma trajetória de queda e oscilou de 9% para 8% em dois dias. Ambos estão tecnicamente empatados em terceiro lugar.

A candidata Marina Silva (Rede), por sua vez, que chegou a disputar a segunda posição no início da corrida presidencial, manteve seus 4% da sondagem anterior. João Amoêdo (Novo) vem em seguida com 3% das intenções de voto.

Após esse grupo aparecem Henrique Meirelles (MDB) e Alvaro Dias (Podemos), com 2% cada um, e Cabo Daciolo (Patriota), com 1%. Guilherme Boulos (Psol), João Goulart Filho (PPL), Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram, ou seja, atingiram menos de 1% das intenções.

Os votos brancos ou nulos somaram 6% dos entrevistados, em comparação com os 8% da pesquisa anterior. Além disso, 5% não souberam ou não quiseram responder, mantendo o mesmo percentual da pesquisa anterior, o que indica que alguns eleitores seguem indecisos.

Segundo turno

O Datafolha também questionou o eleitorado sobre possíveis cenários de segundo turno. Apesar de liderar a primeira rodada, Bolsonaro perde ou empata em todas as simulações de disputas isoladas que incluíram seu nome.

Contra Haddad, o capitão reformado teria 44% dos votos contra 43% do petista, o que indica que os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. A projeção é parecida em uma briga contra Alckmin: o placar seria de 43% para o tucano contra 42% para Bolsonaro.

O presidenciável do PSL perderia apenas para Ciro Gomes no segundo turno, com um resultado de 48% para o ex-governador do Ceará contra 42% para o deputado.

A pesquisa simulou ainda uma segunda rodada entre Alckmin e Haddad, embora esse cenário pareça improvável segundo as sondagens presidenciais. A disputa indica um empate técnico com vantagem para o candidato tucano, que tem 42% das intenções contra 38% do petista.

Rejeição

Bolsonaro segue líder dos presidenciáveis em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum, com uma rejeição de 45%, a mesma apontada na pesquisa de dois dias atrás.

Em segundo lugar está Haddad, rejeitado por 40% do eleitorado. Após crescer nove pontos percentuais entre a semana passada e a sondagem de 2 de outubro, chegando a 41%, a rejeição do petista caiu agora um ponto percentual.

Marina, por sua vez, caiu de 30% para 28%; Alckmin se manteve com 24%; e Ciro foi de 22% a 21%. Em seguida vêm Meirelles, com 15%; Boulos e Cabo Daciolo, com 14% cada um; Alvaro Dias e Vera Lúcia, com 13% cada; Eymael, com 12%; e Amoêdo e João Goulart Filho, com 11% cada.

O Datafolha ouviu 10.930 eleitores em 389 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A sondagem, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, foi realizada entre esta quarta e quinta-feira.

——————

Visite as nossas páginas no FacebookTwitterInstagramFlipboard, SoundCloud!

Entre em contato com o Direto da Redação, mande sua notícia com fotos e vídeos, críticas ou elogios pelo WhatsApp: (69) 98108-7293

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s