Réu suspeito de estupro é inocentado por vítima usar calcinha fio-dental e gera onda de revolta

Por: Hypeness

A advogada de defesa de um homem acusado de estupro utilizou um argumento que provocou uma série de protestos nas ruas da Irlanda.

Elizabeth O’Connell defendeu a inocência do cliente alegando que a vítima estava utilizando uma calcinha fio-dental. Detalhe, a advogada fez questão de segurar a peça utilizada pela jovem de 17 anos durante a fala.

“Você precisa ver a forma com a garota estava vestida. Ela estava usando um fio-dental com um laço na frente”, justificou. Apesar de parecer um argumento do período medieval, o discurso de O’Connell colou e o rapaz de 27 anos foi inocentado das alegações de estupro.

Para a advogada a culpa foi da vítima de estupro

A situação provocou revolta e deu combustível ao debate sobre o machismoe a culpabilização da vítima. A prática, que não é exclusividade da Irlanda, é comum. Mulheres que sofrem algum tipo de violência são penalizadas por causa de seus corpos e de roupas.

“Esses mitos e estereótipos em cima do estupro são reproduzidos várias vezes em julgamentos, porque a defesa sempre alega que foi consensual. Então qualquer coisa que o advogado de defesa use para sugerir que foi consensual, ele foi consensual. Então qualquer coisa que o advogado de defesa use para sugerir que foi consensual, ele fará”, explicou ao Independent Noeline Blackwell, chefe do Centro de Crise de Estupro.

Os protestos nas ruas ganharam peso com a criação nas redes sociais da hashtag #ThisIsNotConsent (Isso não é consentimento, em tradução livre).

——————

Visite as nossas páginas no FacebookTwitterInstagramFlipboard e SoundCloud!

Entre em contato com o Direto da Redação, mande sua notícia com fotos e vídeos, críticas ou elogios pelo WhatsApp: (69) 98108-7293

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.