Livro-reportagem Suicídio – A Linha Fina da Morte é lançado na capital

47035718_368097977259624_7381621602846244864_n

O jornalista David Rodrigues, de Porto Velho, lançou na quarta-feira (28), no mini-auditório do Campus Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) na capital, o livro-reportagem ‘Suicídio –  A Linha Fina da Morte’.

Em entrevista com o Direto da Redação (DR) o autor relatou como foi o trabalho para produzir este livro

DR – De onde surgiu a ideia de fazer este livro com este tema específico?

David: Primeiramente, observei o grande crescimento de números de ocorrências de suicídio em Porto Velho, inclusive de pessoas próximas a mim. E com esse ”choque”. a partir disto. passei a querer compreender o que levaria uma pessoa a sentir esse desejo de tirar sua própria vida.

DR – Houve dificuldade de fazer o livro? Quais os motivos?

David: Sim, houve dificuldades, principalmente na questão de dados sobre o assunto, porque os órgãos públicos  por muitas vezes se omitem, e se negam a repassar estes dados. No IML por exemplo, eles não autorizam que nós tenhamos acesso aos dados, e algumas informações que obtive precisou ter autorização da Secretaria de Segurança Pública. Apesar dessa dificuldade, consegui o suficiente para que pudesse fazer o livro.

DR – Você acha que este livro vai ajudar no sentido de podermos abordar melhor este tema na mídia?

David: Sim, inclusive tem um capítulo específico do livro sobre abordagem na mídia, a abordagem adequada. Entrevistei profissionais de Psicologia, e também profissionais da comunicação, como por exemplo, Geovane Berlo, que já vem trabalhando com este tema. Então sim, tem como você ler este capítulo, e se basear para abordar este tema em publicações e matérias.

DR – Pretende escrever outros livros, seja sobre este ou algum outro tema?

David: É uma pergunta interessante, este tema foi muito desafiador, sabia que não seria fácil elaborar este livro-reportagem. Mas se findar uma experiência boa, pretendo sim elaborar mais livros-reportagens seja sobre este ou outro tema em prol do estado de Rondônia.

Lançamento

O lançamento além da palestra do autor David Rodrigues, contou também com uma apresentação de abertura na voz de Gina e no violão de Alexandre.

Houve também palestras de Emanuel Jadir (Jornalista e professor na faculdade UNIRON). Geovani Berno (Publicitário e Jornalista) e Joelma Holden (Vereadora do MDB). Contou  com a presença de Flaw Naje  (Jornalista) que foi responsável pelo cerimonial do evento.

Sinopse

O Livro-reportagem contém 194 páginas divididas em quatro partes, a primeira aborda a necessidade da saúde mental e do bem-estar, a segunda as políticas públicas em prol da valorização da vida, a terceira trata do suicídio e a abordagem na mídia e a quarta da resiliência das famílias enlutadas. O conteúdo é baseado em palestra, seminário, simpósio, audiência pública e dezenas de entrevistas sobre o tema.

Autor

David Rodrigues, 45 anos, nasceu em São Vicente da comarca de Manicoré (AM). Chegou em Porto Velho-RO aos 3 anos de idade. Cursou o ensino fundamental e médio em escolas públicas, inclusive curso técnico no IFRO. A graduação em Jornalismo pela UNIRON ocorreu de 2014 à 2018, período em que obteve três premiações sendo duas pelo Ministério Público e uma pela FIERO.

O Direto da Redação fez uma live completa do evento pelo Facebook que você pode assistir logo abaixo, seguido da galeria de imagens do evento.

Galeria de imagens do evento

——————

Visite as nossas páginas no FacebookTwitterInstagramFlipboard e SoundCloud!

Entre em contato com o Direto da Redação, mande sua notícia com fotos e vídeos, críticas ou elogios pelo WhatsApp: (69) 98108-7293

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.