Risco de uma nova cheia do Rio Madeira já coloca Defesa Civil em alerta na capital

Dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) mostram que o nível do rio Madeira subiu quase 3 metros nos últimos dez dias após a chegada do período chuvoso na região.

No dia 25 de novembro, o nível do rio estava em 9,25m e nesta terça-feira (04) já está em 12,19m.

A subida repentina o rio já mobiliza a Defesa Civil Municipal e várias áreas urbanas localizadas na região central e norte de Porto Velho já vivem a aflição de um possível Estado de Alerta, que é dado quando o nível atende 14,30 m. O nível desta terça-feira já é 1,30 m maior que o de 2017.

Tempo fechado até quinta

Ainda segundo o Sipam o tempo em Rondônia, mais especificamente na região centro-norte do estado, permanecerá fechado e com possibilidade de chuvas até a próxima quinta-feira (6).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta amarelo – que indica potencial perigo – sobre a mesma localidade nesta segunda-feira (3).

O prognóstico para os próximos três dias é que o evento predomine, principalmente, na região centro-norte do estado e no Vale do Jamari, deixando o céu nublado com possibilidade de chuva e trovoadas.

Os meteorologistas apontam ainda que é esperado que o fenômeno perca força nos próximos dias e retorne com mais intensidade no fim de semana, podendo deixar o tempo fechado em todo o Estado.

Alerta do Inmet

O Inmet disparou um aviso de perigo potencial por conta do risco de acúmulo de chuva de verão que deve cair no estado. O instituto espera chuva de até 50 milímetros. Segundo a previsão, há chances baixas de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com áreas de risco.

O alerta é de cor amarela. Ele vale das 11h30 desta segunda e expirou às 8h de terça-feira (4). O sinal de atenção também foi indicado para Ariquemes e regiões do Vale do Jamari.

——————

Visite as nossas páginas no Facebook, TwitterInstagramFlipboard e SoundCloud!

Entre em contato com o Direto da Redação, mande sua notícia com fotos e vídeos, críticas ou elogios pelo WhatsApp: (69) 98108-7293

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.